Homens caminham por rua de Rafah destruída após bombardeio na região.
Neste domingo, 9 de fevereiro de 2024, o Hamas anunciou que Israel completou a retirada de suas tropas do corredor de Netzarim. Esta ação está vinculada ao acordo de cessar-fogo estabelecido entre as partes em conflito. O corredor de Netzarim é de grande importância estratégica, pois localizado no centro da Faixa de Gaza, serve como uma via de acesso crucial que atravessa a região. Para o Hamas, a retirada é vista como uma vitória, e a força policial sob sua administração foi mobilizada para controlar o fluxo de palestinos que transitam por essa área.
Desde o início das hostilidades, o corredor havia isolado o norte da Faixa de Gaza, onde as tropas israelenses estavam presentes em uma extensão de 6,5 quilômetros. Com a retirada formal das forças israelenses, alguns palestinos agora têm a oportunidade de retornar para suas residências localizadas ao norte do enclave. Até o momento, Israel não emitiu declarações oficiais sobre essa retirada. Palestinos estão formando filas e aguardando para atravessar um posto de controle que é gerido por segurança contratada dos Estados Unidos e do Egito, após a saída das tropas israelenses do corredor.
Agora, os soldados israelenses estão posicionados no corredor Filadélfia, que se encontra na fronteira com o Egito, além de ocuparem uma “zona tampão” que varia entre 500 a 700 metros de largura entre Israel e Gaza. Israel enviou negociadores para Doha com o objetivo de discutir detalhes técnicos do acordo de cessar-fogo; no entanto, as negociações para a segunda fase do acordo ainda não foram iniciadas. Conforme estabelecido, estas conversas deveriam ter começado uma semana atrás. O conflito já dura quase um ano e meio.