O Papa Francisco, de 88 anos, teve dificuldades para respirar no último domingo, dia 9, durante a leitura da homilia em uma missa realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. Ele não conseguiu concluir a leitura, que era parte das celebrações do Jubileu das Forças Armadas e do Ano Santo. Recentemente, o pontífice foi diagnosticado com bronquite, condição que já havia exigido sua internação em 2023.
Durante o incidente, o Papa Francisco fez um pedido de desculpas, solicitando ao arcebispo italiano Diego Ravelli que continuasse a leitura devido às suas dificuldades respiratórias. A homilia continha um apelo contra a militarização, instando os militares a não “cultivar um espírito de guerra” e a se distanciar da “sedução pelo mito da força e pelo barulho das armas”.
A saúde do Papa tem gerado preocupação no Vaticano, especialmente em razão de problemas respiratórios que o levaram a consultas médicas anteriormente. Desde os 21 anos, ele vive sem parte de um de seus pulmões, que foi removido devido a cistos, fato que amplifica sua vulnerabilidade a complicações respiratórias.