11 fevereiro 2025
HomeInternacionalComissão Europeia analisa situação antes de decidir sobre tarifas de Trump

Comissão Europeia analisa situação antes de decidir sobre tarifas de Trump

A Comissão Europeia declarou nesta segunda-feira (10) que tomará medidas em resposta ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referente à imposição de tarifas sobre metais. Contudo, a Comissão afirmou que não adotará nenhuma ação até que tenha informações mais precisas sobre as medidas propostas. Trump anunciou no domingo (9) a introdução de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os Estados Unidos, marcando um novo avanço em sua política comercial.

Segundo a Comissão Europeia, ainda não houve notificação oficial sobre tarifas adicionais que afetem produtos do bloco e a entidade não reagirá a “anúncios vagos” que carecem de detalhes ou esclarecimentos documentais. Em comunicado, a Comissão enfatizou que a União Europeia não vê razão para a imposição de tarifas sobre suas exportações, afirmando que defenderá os interesses de suas empresas, trabalhadores e consumidores contra medidas consideradas injustas.

A medida proposta por Trump, caso seja efetivada, relembraria ações de seu primeiro mandato, nas quais foram estabelecidas tarifas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio provenientes de diversos países. Para a União Europeia, isso representou um impacto de 6,4 bilhões de euros em exportações. Em 2018, o bloco respondeu com um conjunto inicial de tarifas sobre produtos dos Estados Unidos no valor de 2,8 bilhões de euros, e tinha planos de adicionar mais 3,6 bilhões de euros em tarifas a produtos norte-americanos após um período de três anos.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a União Europeia chegaram a um acordo para suspender as tarifas impostas por Washington, bem como as contramedidas do bloco. A suspensão das tarifas americanas envolveu um montante de 3,3 milhões de toneladas métricas de aço e 384 mil toneladas de alumínio provenientes de produtores da União Europeia, com base em médias históricas. Diplomatas europeus indicaram que a reimposição das contramedidas seria mais sensata caso Trump decidisse avançar com as tarifas de importação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!