De acordo com um acordo assinado em 22 de janeiro de 2024, está prevista a troca anual de até 20 professores brasileiros para universidades nos Estados Unidos. Serão contemplados tanto professores visitantes juniores quanto seniores, além de até 10 pós-graduandos na modalidade doutorado-sanduíche. Os intercâmbios terão um período de duração que varia de seis meses a um ano. Em contrapartida, a Universidade de Buffalo (UB) enviará até 10 professores brasileiros com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) do Brasil, por um período de até 12 meses. A implementação desta parceria está programada para iniciar em 2026.
A iniciativa foi descrita como parte dos esforços do Brasil em manter relações em escala global e tem a intenção de ampliar intercâmbios acadêmicos. Desde 2018, quando foi estabelecido o Programa Institucional de Internacionalização da Capes, foram firmados 581 projetos de cooperação internacional com 36 instituições ao redor do mundo. Apenas entre outubro e dezembro de 2024, 60 estudantes brasileiros participaram de mobilidade acadêmica para o exterior.
A Universidade de Buffalo, localizada em Nova York, é a principal unidade do Sistema Universitário Estadual de Nova York (SUNY) e é membro da Associação de Universidades Americanas. Para estudar na UB, os alunos são obrigados a pagar uma taxa anual, diferente do modelo adotado por instituições semelhantes no Brasil. Essa taxa não tem finalidade lucrativa, servindo apenas para cobrir encargos de impostos do governo.
A UB conta com uma infraestrutura robusta, incluindo três campi, 18 residências estudantis, sete bibliotecas e 197 edifícios. O corpo discente da universidade é superior a 30 mil alunos, com 20% desse total sendo estudantes internacionais. A instituição oferece mais de 500 programas de graduação e garante que 100% dos alunos tenham a oportunidade de se envolver em atividades de pesquisa, serviços ou aprendizado prático durante sua formação.
Algumas recomendações são essenciais para aqueles que desejam estudar no exterior.