Agentes da Polícia Civil, em parceria com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), realizaram a prisão de quatro indivíduos em flagrante na última segunda-feira (10), durante uma operação contra o crime organizado na Gardênia Azul, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Esta ação integra a segunda fase da Operação Torniquete, que já resultou na detenção de mais de 360 pessoas, além da recuperação de veículos e cargas.
Durante a ação, um suspeito foi ferido e, apesar de ter recebido atendimento médico, não sobreviveu aos ferimentos. As investigações indicam que a operação foi iniciada após a intersecção de informações que apontaram que membros de uma quadrilha planejavam realizar roubos de veículos na área de Jacarepaguá. Esse plano incluía a invasão de uma comunidade sob o controle de uma facção rival.
As autoridades relataram que a polícia encontrou resistência ao entrar na região, necessitando até de medidas de proteção contra uma granada que foi lançada. O Esquadrão Antibomba da Core foi chamado para o local e coletou o artefato, que não detonou, garantindo a segurança da equipe.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de uma quantidade significativa de drogas, uma arma de fogo, munições, acessórios de fuzil, um caderno de anotações relacionado ao tráfico, um rádio comunicador, diversos celulares, uma motocicleta e várias chaves de veículos. Os detidos enfrentarão acusações de associação para o tráfico de drogas, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
As investigações continuam em andamento, com o objetivo de rastrear a origem dos celulares e veículos apreendidos, além de identificar outros possíveis membros da quadrilha.