Dentro do plano de retomada de viagens a diversas regiões do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará, no dia 13 de outubro, os estados do Amapá e do Pará. Em Macapá, o presidente irá inaugurar o Conjunto Residencial Nelson dos Anjos e assinar a ordem de serviço para o início das obras do Instituto Federal de Tartarugalzinho. Acompanhado de ministros das áreas de Integração e Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Gestão e Inovação, Cidades, Educação, e Portos e Aeroportos, Lula também contará com a presença do presidente do Senado, do líder do governo no Congresso, e do governador do Amapá.
Após as atividades no Amapá, o presidente seguirá para o Pará, onde terá uma agenda de dois dias. Na quinta-feira, Lula participará da entrega de 1.008 habitações do programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Viver Outeiro, localizado na ilha de Caratateua, na região insular de Belém. Esse empreendimento faz parte da Faixa 1 do programa habitacional e visa beneficiar diretamente mais de 5 mil pessoas.
Ainda na quinta-feira, às 19h, Lula participará, no auditório da sede do Banco da Amazônia, da cerimônia que marcará a ampliação do Microcrédito Produtivo Orientado. Na sexta-feira, 14 de outubro, o presidente visitará as obras do Parque da Cidade, que sediará a programação da COP30 em novembro. Após essa visita, Lula seguirá para Parauapebas, onde anunciará um investimento de R$ 70 bilhões da Vale para a expansão da mineração de ferro e cobre na região, com previsão para ocorrer entre 2025 e 2030.