O Departamento de Justiça dos Estados Unidos instaurou uma ação judicial contra autoridades do estado de Nova York, incluindo a governadora Kathy Hochul, por supostas falhas na execução da lei federal de imigração, conforme informado pela procuradora-geral. A ação legal, que também envolve a procuradora-geral Letitia James e o diretor do Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado, Mark Schroeder, centra-se em uma “lei de sinal verde” que impede o estado de compartilhar informações sobre veículos e endereços com as autoridades federais de imigração.
A queixa, apresentada em um tribunal federal em Albany, Nova York, argumenta que a legislação estadual contraria uma cláusula da Constituição dos EUA, que estabelece a primazia da lei federal sobre legislações estaduais e locais conflitantes. O objetivo da ação é obter uma ordem judicial que proíba Nova York de aplicar a referida lei.
Alegou-se que a legislação dificulta a colaboração do estado com as agências federais de imigração, uma vez que possui uma “cláusula de denúncia”. Essa cláusula obriga o DMV a notificar os cidadãos quando as autoridades federais solicitam suas informações. Recentemente, o Departamento de Justiça também processou o estado de Illinois por adotar políticas que protegem imigrantes.
Adicionalmente, a governadora de Nova York tinha uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para esta quinta-feira, mas relatos indicam que esse compromisso foi adiado para a próxima semana.