22 fevereiro 2025
HomeNegóciosPedro Zemel abandona o esporte e se lança no mundo dos hambúrgueres!

Pedro Zemel abandona o esporte e se lança no mundo dos hambúrgueres!

Três dias após sua inesperada renúncia à presidência do Grupo SBF, controlador da Centauro, Pedro Zemel foi anunciado como o novo CEO da Zamp. Nesta transição, o executivo deixa o setor de artigos esportivos para assumir a liderança de uma rede de fast food, que inclui as marcas Burger King e Popeye’s no Brasil.

A confirmação de Zemel como CEO está prevista para ocorrer durante uma reunião do conselho de administração da Zamp no final de abril. Esta data coincide com o encerramento do seu período de transição no Grupo SBF, que se efetivará no dia 23 do mesmo mês, quando ele passará o cargo para Gustavo de Lima Furtado, que era o CEO da Centauro.

O novo executivo da Zamp possui formação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e um MBA pela Harvard Business School. Sua carreira inclui uma passagem pela GP Investments e, nos últimos doze anos, uma posição no Grupo SBF. Nos últimos nove anos, Zemel teve um papel central na gestão da Centauro, onde sucedeu Sebastião Bomfim Filho, o fundador da empresa. A saída de Zemel foi comunicada na última terça-feira, onde se destacou que ele está assumindo novos projetos pessoais e profissionais.

Durante sua trajetória no Grupo SBF, Zemel supervisionou a abertura de capital da holding em 2019 e implementou uma estratégia de diversificação que visava a transformação da empresa em um ecossistema de negócios. Um dos principais marcos desse período foi o acordo com a Nike, que resultou na criação da Fisia em 2021, com a empresa atuando como representante exclusiva da marca americana no Brasil.

A Zamp, agora sob a liderança de Zemel, teve recentemente a gerência de Paulo Camargo, que conduziu um processo de reestruturação na Espaçolaser antes de assumir a posição de CEO no grupo de fast food em julho de 2024. Camargo, escolhido pelo fundo Mubadala, que tomou o controle da Zamp, tinha a missão de estabilizar a empresa, que apresentava resultados financeiros insatisfatórios para os investidores.

Além disso, em 2024, a Zamp adquiriu as operações da Subway e do Starbucks, que também enfrentavam dificuldades. O término do ciclo de Camargo foi decidido em comum acordo com o executivo, segundo anunciou o grupo na semana passada.

Referente aos últimos dados financeiros da Zamp, a empresa reportou um prejuízo líquido de R$ 150,8 milhões entre janeiro e setembro do ano anterior, uma redução de 4,1% em relação ao mesmo período de 2023. Sua receita operacional líquida nesse intervalo atingiu R$ 3,2 bilhões, apresentando um crescimento de 17,8%. Contudo, as despesas gerais e administrativas aumentaram 45,3%, totalizando R$ 242,9 milhões. A empresa concluiu o período com uma dívida líquida de R$ 546 milhões e uma alavancagem de 1,4 vez.

As ações da Zamp tiveram um fechamento positivo, com uma alta de 1,63%, cotadas a R$ 2,50. No acumulado de 2025, a valorização é de 10,6%, embora, em doze meses, a queda seja de 45,8%. O valor de mercado da empresa é estimado em R$ 997,2 milhões.

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