O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou neste domingo (16) a expectativa de um encontro iminente com o presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de discutir a resolução da guerra na Ucrânia. Durante uma conversa com repórteres no aeroporto de West Palm Beach, na Flórida, Trump destacou seus esforços para promover a paz e expressou a crença de que tanto Putin quanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, têm interesse em cessar as hostilidades.
Trump comentou que acredita que Putin deseja encerrar o conflito, mencionando que já teve várias conversas com o líder russo. Ele enfatizou a força militar da Rússia, fazendo referência ao histórico militar do país, que foi responsável pela derrota de figuras históricas como Hitler e Napoleão. O presidente dos Estados Unidos observou que a Rússia tem uma longa tradição em conflitos e que, apesar disso, acredita na vontade de Putin de buscar a paz.
Essas declarações de Trump ocorrem em um contexto em que diplomatas estadunidenses e russos se preparam para iniciar negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia. As discussões estão programadas para ocorrer na Arábia Saudita nos próximos dias. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, planeja chegar a Riade nesta segunda-feira (17) para abordar a situação.