O Palmeiras empatou em sua partida em casa contra o São Paulo no último domingo (16), em um confronto conhecido como “Choque-Rei”, que é parte da 10ª rodada do Campeonato Paulista. Esse resultado complica a situação do time para garantir uma vaga nas quartas de final da competição. Com o empate, a equipe ocupa a terceira posição do Grupo D e já não depende apenas de seus próprios resultados para avançar e tentar conquistar o quarto título consecutivo.
A dificuldade enfrentada pelo Palmeiras está relacionada aos pontos conquistados pelo São Bernardo, que lidera o Grupo D, e pela Ponte Preta, que ocupa a segunda posição. O time de São Bernardo possui 22 pontos, enquanto a Ponte Preta tem 19 pontos, em contraste com os 17 pontos do Palmeiras. Como as equipes do mesmo grupo não se enfrentam entre si no Campeonato, o Palmeiras precisa obter bons resultados nos próximos jogos contra Botafogo-SP e Mirassol, além de contar com resultados desfavoráveis para seus adversários. O São Bernardo pode assegurar a liderança do Grupo D já na próxima rodada, precisando apenas vencer a Portuguesa no Pacaembu, o que se torna possível devido à vantagem de três pontos e ao maior número de vitórias em relação à Ponte Preta.
A Ponte Preta, por sua vez, enfrentará desafios em suas próximas partidas, com um jogo contra o São Paulo no Morumbi e outro contra o Red Bull Bragantino no estádio Moisés Lucarelli. Por ter um saldo de gols inferior, a Ponte Preta perderia em um eventual desempate caso o Palmeiras a alcance em pontos, mas garantiria a classificação se vencer os dois jogos restantes. Assim, a equipe de Campinas precisa manter um desempenho consistente para não correr o risco de ser ultrapassada, já que uma derrota poderia complicar ainda mais sua classificação.
Ainda no cenário do Palmeiras, se na 11ª rodada o time vencer o Botafogo-SP e a Ponte Preta não ganhar do São Paulo, o Palmeiras ascende para a segunda posição do Grupo D, passando a depender exclusivamente de si mesmo para se classificar. Se houver empates nas partidas do Palmeiras e da Ponte Preta, a situação se repetirá na última rodada, com a Ponte jogando em casa e o Palmeiras fora, em Mirassol. Caso o Palmeiras vença tanto o Botafogo-SP quanto o Mirassol, necessitará que a Ponte Preta tropece em pelo menos uma de suas partidas ou que o São Bernardo perca um jogo e empate o outro. Se a equipe palmeirense empatar um jogo e vencer outro, terá que contar com a Ponte Preta não conquistando nenhuma vitória. A situação é crítica: se o Palmeiras não conseguir vencer ambos os jogos, estará eliminado do Campeonato Paulista.