O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” enfrentou um revés significativo no último domingo, 16, ao não receber prêmio na cerimônia do Bafta, que é frequentemente denominado de “Oscar inglês”. A obra, dirigida por Walter Salles, competia na categoria de melhor filme estrangeiro, desafiando produções como o francês “Emilia Pérez”, o indiano “Tudo Que Imaginamos Como Luz”, o irlandês “Kneecap – Música e Liberdade” e o iraniano “A Semente do Fruto Sagrado” (candidato ao prêmio representando a Alemanha). No resultado final, “Emilia Pérez” foi agraciado, demonstrando que as polêmicas envolvendo o filme não afetaram a escolha dos votantes. A situação levanta questões sobre a possível influência desse resultado no Oscar, onde o musical competirá contra o filme brasileiro.
O Bafta, prêmios da Academia Britânica de Cinema, é frequentemente comparado ao Oscar pelos paralelos em suas votações. Com aproximadamente 8.000 membros votantes, o grupo é composto, principalmente, por profissionais do cinema atuantes na Inglaterra e nos Estados Unidos. Para ser convidado a participar, é necessário ter, de alguma forma, contribuído para produção cinematográfica no Reino Unido. Um número considerável de votantes pertence tanto à Academia Britânica quanto à Academia de Hollywood, o que coloca o Bafta em uma posição relevante como indicador para a cerimônia do Oscar. Os vencedores da cerimônia do dia 16 se aproximam, portanto, da premiação que será realizada em 2 de março.
Em relação ao processo de votação do Bafta, ele ocorreu entre 22 de janeiro e 11 de fevereiro, após o filme já ter sido criticado pela comunidade latina, que considerou a obra ofensiva por sua abordagem de questões culturais e históricas do México, além de erros na linguagem. A crise relacionada à atriz Karla Sofía Gáscon, cujos tuítes racistas e islamofóbicos foram divulgados na imprensa, começou em 30 de janeiro, o que sugere que parte dos votos já pode ter sido concluída antes do surgimento das novas controvérsias.
Embora haja semelhanças no corpo votante das duas premiações, a Academia de Hollywood apresenta uma diversidade maior, abarcando 57 países e contando com aproximadamente 10.000 membros, dos quais pelo menos 10% são profissionais latinos. A janela de votação do Oscar, que começou em 11 de fevereiro e se encerra em 18 de fevereiro, favorece “Ainda Estou Aqui”, permitindo que o filme, que recentemente se destacou nas bilheteiras americanas, possa desvincular-se das polêmicas que cercam seu concorrente francês. Assim, a produção brasileira continua a busca pelo Oscar, concentrando-se em demonstrar sua qualidade.