Na semana de estreia do filme “Ainda Estou Aqui” nos cinemas da Espanha, o diretor Walter Salles viajou a Madri para receber o Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano. Durante a pré-estreia, diversos jornalistas e críticos de cinema tiveram a oportunidade de acompanhar a produção, muitos dos quais consideraram que o filme superou suas expectativas.
O jornalista e escritor Juan Martín Salamanca destacou a atuação de Fernanda Torres, afirmando que uma parte significativa do sucesso do filme se deve a sua interpretação. Ele observou que, em várias ocasiões, os olhares sutis da atriz transmitiam mensagens profundas, mesmo na ausência de diálogos. Ele acrescentou que considera o filme brasileiro mais completo e o desempenho de Fernanda Torres superior ao de sua concorrente, Sofía Gascón, que também está indicada ao Oscar.
Por outro lado, alguns críticos manifestaram opiniões diferentes em relação à suposta rivalidade entre as duas atrizes. O crítico de cinema Alberto Luchini expressou sua confusão em relação à polêmica, ressaltando que tanto Fernanda quanto Sofía realizaram trabalhos notáveis e que qualquer uma delas mereceria vencer o Oscar. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 2 de março, coincidentemente no domingo de Carnaval.