22 fevereiro 2025
HomeEducaçãoAprimore seus Estudos para Vestibulares com a Técnica EPL2R!

Aprimore seus Estudos para Vestibulares com a Técnica EPL2R!

Mapas mentais e flash cards são estratégias de estudo amplamente utilizadas por estudantes. Contudo, existe uma técnica menos difundida que pode ser útil durante os estudos, denominada método Robinson, que é baseada em cinco etapas. A proposta dessa metodologia visa permitir que os alunos aprendam de maneira repetitiva, mas de forma simples e eficaz.

O método recebe o nome de Francis Pleasant Robinson, um psicólogo dos Estados Unidos reconhecido pela criação dessa abordagem. É também conhecido pela sigla EPL2R, que representa os cinco passos que compõem o método: Explorar, Perguntar, Ler, Rememorar e Repassar.

No primeiro passo, denominado explorar, o foco é realizar uma investigação superficial sobre o objeto de estudo. Por exemplo, ao se tratar de um livro obrigatório para vestibular, é recomendado buscar informações sobre o autor e a mensagem central da obra.

A segunda etapa envolve a formulação de perguntas. Nesta fase, o aluno deve anotar todas as dúvidas pertinentes ao tema pesquisado, com o intuito de levá-las a um professor posteriormente.

Na fase de leitura, o estudante deve se aprofundar no assunto, fazendo análises e anotações. É sugerido que o aluno utilize mapas mentais para organizar o conhecimento adquirido. Nessa etapa, algumas questões levantadas anteriormente podem ser respondidas, enquanto outras podem surgir, necessitando de anotações para discussão com o docente.

Após a leitura, o estudante deve realizar um resumo mental do conteúdo estudado e registrá-lo. Essa prática permite que o aluno reforce o que já foi aprendido e identifique áreas que necessitam de mais atenção.

Por fim, na etapa de repassar, o foco é analisar com mais profundidade todo o material estudado. Isso inclui a revisão das anotações, resumos, mapas mentais e qualquer outro destaque feito durante o processo de aprendizado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!