O Ministério Público de São Paulo realizou uma operação na manhã desta sexta-feira, resultando na prisão de duas pessoas envolvidas em fraudes relacionadas a cartões de vacinação. Entre os detidos, encontra-se um servidor público da área da saúde, que também era candidato a vereador nas eleições municipais de 2024 em São Bernardo do Campo. Este indivíduo foi preso de forma preventiva pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A segunda pessoa foi detida em flagrante durante a operação.
Denominada Operação Antígeno, a ação teve como objetivo desmantelar um grupo criminoso que alterou o sistema VaciVida. Essa fraude consistiu na inserção de dados falsos a respeito da imunização contra a Covid-19 e outras doenças, resultando na emissão de certificados de vacinação ilegítimos.
Além das prisões, os agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão em locais ligados aos envolvidos, nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo. Durante essas buscas, foram confiscados cinco armas de fogo, munições, celulares, equipamentos eletrônicos e uma quantia em dinheiro. A operação contou com a participação de promotores de Justiça e servidores do Ministério Público de São Paulo, em colaboração com policiais militares do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).