O presidente Luiz Inácio Lula da Silva congratulou neste domingo (23) o filme brasileiro “O Último Azul”, que recebeu três prêmios no Festival de Berlim 2025 no dia anterior. Em uma mensagem divulgada na plataforma X, Lula expressou seu orgulho pelo reconhecimento do cinema nacional, afirmando que essa conquista serve como um motivo de celebração para todos os brasileiros. Além disso, ele também fez questão de parabenizar a equipe responsável pela produção do filme.
O longa-metragem, dirigido por Gabriel Mascaro, foi premiado com o Urso de Prata, a segunda maior honraria do festival, que celebrou sua 75ª edição. Além desse prêmio, “O Último Azul” também conquistou dois prêmios otorgados por júris independentes: o prêmio do júri ecumênico e o prêmio dos leitores do jornal “Berliner Morgenpost”.
O presidente também comentou sobre a crescente visibilidade do cinema brasileiro no cenário internacional. Ele destacou o prazer em ver produções nacionais sendo valorizadas nas telas globais. “Estou muito orgulhoso em ver o cinema brasileiro brilhar nas telas do mundo”, afirmou.
“Mesmo no contexto do Festival de Berlim, a valorização do cinema brasileiro não é uma novidade. Obras como ‘Central do Brasil’ (1998) e ‘Tropa de Elite’ (2008) já foram laureadas com o Urso de Ouro em edições anteriores. Além do sucesso de ‘O Último Azul’, ‘Ainda Estou Aqui’, estrelado por Fernanda Torres, também ganhou destaque em premiações recentes. Torres se tornou a primeira brasileira a receber o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama e sua produção está concorrendo a três estatuetas no Oscar 2025.
Recentemente, o presidente Lula e a primeira-dama encontraram Fernanda Torres e o chefe do Executivo expressou suas congratulações à atriz pelas redes sociais, destacando a importância de seu trabalho no cenário artístico.