25 fevereiro 2025
HomeInternacionalPapa Francisco mostra sinais de recuperação e médicos...

Papa Francisco mostra sinais de recuperação e médicos…

O papa Francisco permanece internado no hospital público Gemelli em Roma desde 14 de fevereiro, apresentando atualmente uma “leve melhora” em seu estado de saúde, conforme informações divulgadas pelo Vaticano na tarde de 24 de fevereiro. O comunicado afirma que as condições clínicas do pontífice, que se encontrava em estado crítico, agora mostram sinais de leve melhora, sem a ocorrência de crises respiratórias asmáticas nas últimas horas e com alguns resultados laboratoriais melhorando.

Em uma coletiva de imprensa, representantes do Vaticano enfatizaram que a situação do papa ainda é considerada “crítica”. Entre o domingo à noite e a manhã de segunda-feira, o pontífice não recebeu visitas. Quando questionados sobre a possibilidade de divulgar uma foto do papa, os oficiais da Santa Sé indicaram que isso pode ocorrer em breve. O boletim médico atualizado informou que ele teve uma “noite tranquila, dormiu bem e está em repouso”. Durante a manhã, o papa recebeu a eucaristia e, à tarde, voltou a realizar algumas atividades, tendo feito uma ligação ao pároco de Gaza na noite anterior.

O sábado, 22 de fevereiro, foi um dia particularmente difícil, marcado por uma longa crise respiratória asmática que exigiu a administração de oxigênio em alto fluxo. Nesse mesmo dia, foi identificada uma redução no número de plaquetas, resultando em plaquetopenia associada à anemia, o que levou à necessidade de transfusões sanguíneas. O boletim do domingo à noite indicou que houve uma leve insuficiência renal. Contudo, a atualização mais recente do Vaticano afirmou que o monitoramento dessa condição “não é uma preocupação”.

Sobre o tratamento, a oxigenoterapia continua, mas com um fluxo e porcentagem de oxigênio ligeiramente reduzidos. Em coletiva, foi informado que o papa não apresenta febre, está se movimentando e se alimenta adequadamente, mas, devido à complexidade de seu quadro clínico, ainda não há um prognóstico definido. A equipe médica expressa preocupação com o risco de sepse, uma infecção generalizada que pode comprometer a saúde do paciente.

Embora o papa continue lúcido, compromissos foram cancelados, incluindo uma audiência papal e sua presença na missa dominical. A situação de saúde do pontífice foi descrita como “complexa” após o diagnóstico de uma infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral, que afeta ambos os pulmões, surgindo após uma internação inicial devido a bronquite.

Fiéis ao redor do mundo permanecem em oração pela recuperação de Francisco. Uma oração coletiva, na forma do terço, está agendada para a noite de 24 de fevereiro, às 21h (17h no horário de Brasília), e será conduzida pelo cardeal Pietro Parolin, uma figura mencionada pela imprensa italiana como potencial candidato a um futuro conclave. O Vaticano anunciou que a celebração ocorrerá na Praça São Pedro, com transmissão ao vivo pelo canal Vatican News no YouTube.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!