Fenômenos climáticos na região Sul do Brasil estão associados à formação de uma onda de calor que impede a formação de nuvens e eleva as temperaturas a níveis extremos, próximos de 40°C. No dia 25, localidades como a fronteira Oeste Gaúcha e regiões das Missões e Campanha Gaúcha registraram esses altíssimos índices. A previsão do tempo sugere que, se ocorrerem chuvas, elas serão caracteristicamente de verão, com maior incidência no sul do Rio Grande do Sul.
Enquanto isso, estados como Mato Grosso do Sul, Goiás e regiões do Norte, incluindo Pará e Tocantins, devem experimentar chuvas mais intensas, mas com temperaturas relativamente amenas, variando entre 28°C e 29°C. No Nordeste, a ocorrência de chuvas diminuiu drasticamente, mas ainda há registros na costa leste da Bahia, incluindo a cidade de Salvador.
No Centro-Oeste, a cidade de Cuiabá experimenta calor intenso durante a tarde, com temperaturas superando os 30°C, seguidas por chuvas no período da tarde. A região Sudeste também apresenta condições semelhantes, com a capital paulista prevendo máxima de 33°C e possíveis chuvas rápidas que podem causar transtornos. No Espírito Santo, as expectativas são de calor e chuvas esparsas.
Outras capitais brasileiras estão enfrentando altas temperaturas. Curitiba e Fortaleza devem atingir 30°C, enquanto Porto Velho alcançará 33°C. A variação climática no Brasil oscila entre 30°C e quase 40°C, refletindo a diversidade de condições climáticas que permeiam as distintas regiões do país, cada uma enfrentando seus próprios desafios climáticos.