Os policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (Deic) realizaram uma apreensão de 28 automóveis e sete motocicletas em uma operação conduzida nas cidades de Cotia e Vargem Grande Paulista, nesta terça-feira, 25. As investigações indicam que a frota estava vinculada a uma organização criminosa dedicada a práticas de estelionato.
As evidências coletadas pela polícia sugerem que os veículos eram adquiridos e comercializados por meio de fraudes envolvendo a documentação. As investigações levantam a suspeita de que um funcionário de um cartório possa estar envolvido no esquema criminoso.
Conforme as apurações, os criminosos faziam-se passar por intermediários na venda de veículos, que pertenciam de fato a proprietários legítimos. A documentação era manipulada mediante a falsificação das identidades dos verdadeiros donos dos veículos, e, para completar a autenticação, os serviços do funcionário do cartório eram utilizados. Durante a operação, os policiais também apreenderam notebooks, celulares e uma variedade de documentos que estão sendo analisados para dar continuidade às investigações.