26 fevereiro 2025
HomeInternacionalPetição no Canadá Reúne 300 Mil Apoios para Retirar Cidadania de Elon...

Petição no Canadá Reúne 300 Mil Apoios para Retirar Cidadania de Elon Musk

Mais de 290 mil cidadãos e residentes do Canadá formalizaram uma petição no parlamento solicitando ao governo que impeça Elon Musk de manter sua cidadania e passaporte canadense. Os signatários da petição argumentam que a associação de Musk com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pretende impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações canadenses e expressou o desejo de anexar o Canadá como um possível 51º estado dos EUA, é inconsistente com os interesses nacionais do Canadá. Musk, que possui cidadania na África do Sul, no Canadá e nos Estados Unidos, tornou-se um apoio visível para Trump desde o início do segundo mandato deste.

A petição, direcionada ao primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, solicita a revogação imediata do status de dupla cidadania de Musk e do seu passaporte canadense. Parlamentares dos Estados Unidos relataram instabilidade após comunicações de Musk, e suas declarações na rede social X, onde afirmou que “o Canadá não é um país real”, geraram reações. Embora um especialista tenha destacado que a cidadania adquirida legalmente não pode ser revogada pelo governo, o autor da petição definiu o movimento como um “chamado à responsabilização”.

Elon Musk, nascido em Pretória, na África do Sul, obteve seu passaporte canadense durante a adolescência por meio de sua mãe, Maye Musk, que é canadense. Posteriormente, adquiriu a cidadania americana uma década após sua chegada aos EUA com um visto de estudante. O processo de uma petição parlamentar eletrônica no Canadá requer o suporte inicial de pelo menos cinco cidadãos canadenses, a autorização de um parlamentar, e uma avaliação prévia antes de iniciar a coleta de assinaturas.

A petição em questão estará disponível até 20 de junho de 2025. Após esse período, será necessário que um escrivão certifique que ao menos 500 assinaturas são válidas, e a proposta ainda precisará aguardar a abertura de uma nova sessão do parlamento para ser discutida na Câmara dos Comuns. O membro do parlamento Charlie Angus, do Partido Democrata Novo, assumiu o papel de patrocinador da petição.

A autora da petição, Qualia Reed, expressou surpresa com o alcance e a rápida disseminação da iniciativa, enfatizando que a intenção não era um ataque pessoal, mas sim chamar a atenção para a responsabilidade ética de influenciadores nas políticas globais. Reed reafirmou o caráter coletivo da ação, destacando a importância da responsabilidade de figuras públicas.

Trump frequentemente expressa seu desejo de que o Canadá seja anexado como parte dos Estados Unidos, chegando a brincar sobre Trudeau ser o “Governador” do Canadá em suas plataformas sociais. Trudeau alertou executivos de que essa ameaça é concreta, conforme relatado por líderes empresariais presentes na reunião.

No que diz respeito à revogação de cidadania no Canadá, existem poucos casos documentados. Durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de nipo-canadenses foram despojados de sua cidadania e deportados ao Japão. Entretanto, especialistas destacam que a legislação canadense não permite a revogação de cidadania legalmente obtida, exceto em casos de fraude. A Lei de 2014 conhecida como “Strengthening Canadian Citizenship Act” previa a revogação para canadenses com dupla cidadania condenados por crimes de segurança nacional, mas essas disposições foram eliminadas por Trudeau em 2017, acompanhado pela reintegração de canadenses que tinham sido privados de cidadania por essas razões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!