O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em declaração recente, que a privatização do Porto de Santos não está nos planos do governo. Ele destacou que a colaboração entre o Estado e o setor privado é essencial para promover a expansão da infraestrutura da região. As declarações foram feitas durante uma entrevista na TV Record, onde Lula também mencionou o lançamento da concessão para a construção do túnel que conectará Santos a Guarujá.
Lula enfatizou que uma das primeiras ações de seu governo foi impedir a privatização do Porto de Santos, afirmando que a intenção é reintegrar o porto ao Estado brasileiro. Essa reintegração, segundo o presidente, permitirá a construção de novos terminais em conjunto com a iniciativa privada, conforme necessário.
Além disso, durante a entrevista, o presidente criticou a gestão anterior, mencionando que durante o governo Jair Bolsonaro foram realizadas apenas seis licitações para novas rodovias em quatro anos. Em contrapartida, Lula anunciou que encerrará seu mandato com um total de 41 novas licitações programadas.