Papa Francisco apresentou uma noite tranquila, conforme informou o Vaticano na manhã desta quinta-feira, 27. Ele “dormiu bem durante a noite e agora está descansando”. Este é o quarto boletim matutino consecutivo que indica estabilidade desde que o pontífice foi internado no Hospital Público Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro. Fontes próximas ao Vaticano indicaram que, na sexta-feira, 28, pode haver uma coletiva de imprensa com a equipe médica responsável pelo acompanhamento de Jorge Mario Bergoglio.
O boletim divulgado na noite anterior detalhou que houve uma “nova e leve melhora” nas condições clínicas do Papa. Uma tomografia computadorizada de tórax realizada na terça-feira, 25, demonstrou uma evolução normal da inflamação pulmonar, além de que uma leve insuficiência renal, identificada nos dias anteriores, foi resolvida. Embora a situação não seja mais crítica, ainda requer monitoramento, segundo autoridades do Vaticano.
Até o momento, o Papa não apresentou crises respiratórias asmáticas, e a fisioterapia respiratória está em andamento. Durante a manhã, Francisco recebeu a eucaristia antes de se dedicar a suas atividades de trabalho. Os comunicados recentes mantêm um tom positivo, enfatizando que o pontífice se encontra “estável” e sem episódios agudos respiratórios. Além disso, foi informado que o Papa continua utilizando oxigênio, conforme relatado anteriormente, mas não de forma permanente.