Nos supermercados do Canadá, a quantidade de produtos provenientes dos Estados Unidos tem mostrado uma significativa diminuição, conforme uma recente decisão do governo americano. O presidente dos Estados Unidos anunciou que tarifas sobre mercadorias canadenses e do México entrarão em vigor em 4 de março, o que gerou uma forte reação entre os consumidores canadenses.
Uma pesquisa revelou que 85% da população canadense manifestou intenção de substituir produtos americanos por opções locais. Essa crescente inclinação para o consumo de produtos nacionais tem sido impulsionada em parte pelas ameaças de tarifas, além de resultar em um aumento no cancelamento de viagens aos Estados Unidos, impactando o setor empresarial no Canadá. Nos supermercados, produtos norte-americanos estão sendo cada vez menos vistos nas prateleiras, enquanto as vendas de itens locais estão crescendo. De acordo com relatos, a maior rede de varejo de alimentos do Canadá, a Loblaw, registrou um aumento de 8% nas vendas de produtos canadenses, refletindo a mudança nas escolhas dos consumidores.
Para incentivar essa mudança de hábitos, supermercados canadenses começaram a destacar os produtos da indústria local, colocando bandeiras do Canadá nos itens, como um convite para que os clientes optem por alternativas locais em vez de produtos fabricados nos Estados Unidos.
Especialistas estão alertando que a insatisfação dos canadenses poderá gerar consequências negativas para as empresas americanas. Marcas associadas a executivos próximos ao presidente Trump, como a Tesla, podem se deparar com um boicote mais intenso à medida que consumidores se unem para apoiar a economia local. Os canadenses demonstraram disposição para enfrentar sacrifícios financeiros, mesmo que isso signifique pagar preços mais altos por produtos, tudo em nome de fortalecer a economia do país.