A busca do Botafogo por um novo treinador está próxima de ser concluída. Renato Paiva, um técnico português com formação no Benfica e experiência no Bahia, é aguardado no estádio Nilton Santos nesta quinta-feira (27) para assistir à partida contra o Racing-ARG, válida pela Recopa Sul-Americana, ao lado de John Textor. O empresário norte-americano tem concentrado seus esforços na avaliação para substituir Artur Jorge, que deixou o cargo em 3 de janeiro. Após a partida, a contratação de Paiva deverá ser formalizada, conforme informações iniciais divulgadas por portais de notícias esportivas.
Renato Paiva, com 54 anos, está disponível no mercado desde dezembro de 2024, quando encerrou sua passagem pelo Toluca, do México. O treinador teve uma breve passagem pelo futebol brasileiro em 2023, liderando o Bahia em 49 jogos, com um total de 19 vitórias. Formado no Benfica, Paiva iniciou sua carreira como auxiliar técnico nas categorias de base do clube, passando pelo Sub-17 até assumir a função de treinador do time B. Entre 2021 e 2022, comandou o Independiente del Valle, do Equador, onde conquistou um título na Liga.
Após a saída de Artur Jorge, que rescindiu seu contrato para treinar o Al Rayyan, do Catar, John Textor assumiu a responsabilidade de encontrar um novo técnico. Diversos nomes foram entrevistados e avaliados durante esse processo, incluindo uma recusa de André Jardine em uma proposta do clube. Atualmente, o Botafogo é liderado interinamente por Cláudio Caçapa, que retornou ao clube na última semana como auxiliar técnico permanente. Carlos Leiria, responsável pela equipe Sub-20, havia iniciado o ano como treinador interino.
Desde o início da gestão de John Textor, o Botafogo teve diversos treinadores. Luís Castro comandou a equipe de 22 de março de 2022 até 30 de junho de 2023. Bruno Lage atuou de 7 de julho de 2023 até 3 de outubro de 2023. Lucio Flavio assumiu o comando em 3 de outubro de 2023 e permaneceu até 14 de novembro de 2023. Tiago Nunes dirigiu a equipe de 16 de novembro de 2023 até 22 de fevereiro de 2024. Por fim, Artur Jorge esteve no cargo de 5 de abril de 2024 até 3 de janeiro de 2025. Vale destacar que Lucio Flavio começou como interino e foi efetivado posteriormente, assim como Cláudio Caçapa, Fábio Matias e Carlos Leiria, que também já exerceram funções interinas no clube.