O Papa Francisco, internado há duas semanas devido a uma pneumonia dupla, teve uma noite tranquila e está em fase de recuperação, conforme comunicado do Vaticano na sexta-feira (28). Ele foi admitido no Hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro, com um quadro inicial identificado como bronquite, que posteriormente evoluiu para uma condição mais séria.
Em uma atualização sobre seu estado de saúde divulgada na quinta-feira (27), o Vaticano informou que a situação do pontífice apresentou melhora, embora o prognóstico continue a exigir cautela devido à complexidade do seu quadro clínico. Nos últimos dois anos, Francisco enfrentou diversos problemas de saúde, sendo vulnerável a infecções pulmonares, em decorrência de pleurisia sofrida na juventude e pela remoção de parte de um pulmão.
A pneumonia dupla é uma infecção grave que afeta ambos os pulmões, podendo causar inflamação e cicatrização dos tecidos, o que dificulta a respiração. Segundo o Vaticano, no último sábado, Francisco experimentou uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma”, mas não houve episódios recorrentes desde então.