No Brasil, o modelo de vestibular seriado tem sido utilizado há várias décadas. Nos últimos anos, o sistema recebeu mais atenção com a implementação do Provão Paulista, resultando em um aumento no número de instituições que adotam essa modalidade e, consequentemente, oferecendo mais oportunidades educacionais aos alunos. A Universidade de Brasília (UnB) é um exemplo, utilizando esse formato desde 1996, com uma integração entre a universidade e as escolas cadastradas.
O vestibular seriado se configura como uma alternativa aos vestibulares tradicionais e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este modelo permite uma abordagem dividida em etapas ao longo do ensino médio. A cada ano, os estudantes realizam uma prova abordando o conteúdo estudado durante aquele período, ao contrário do vestibular convencional, que exige uma compreensão integral dos três anos de ensino médio. Esse sistema proporciona um método de avaliação mais focado e menos estressante.
No final do terceiro ano do ensino médio, os resultados das provas realizadas ao longo dos anos são utilizados para calcular uma média. Essa média, ao término do período, serve como critério de seleção para as instituições de ensino superior. Além disso, muitas universidades permitem que os candidatos também se inscrevam no vestibular tradicional no último ano, levando em conta a melhor classificação entre as duas formas de avaliação.
Atualmente, ao menos 18 universidades públicas no Brasil adotam o vestibular seriado como uma de suas modalidades de ingresso. Instituições proeminentes que oferecem essa alternativa incluem a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras, cada uma utilizando um modelo específico, como o Provão Paulista ou programas de avaliação seriada.
As universidades que implementam o vestibular seriado frequentemente disponibilizam uma parcela significativa de suas vagas por meio desse sistema, frequentemente até 50% do total disponível. Além disso, algumas delas oferecem bônus aos estudantes que participam do vestibular tradicional, baseado nos resultados obtidos no processo seriado. Este modelo também permite que os alunos monitorem sua evolução ao longo do tempo, possibilitando ajustes nas estratégias de estudo conforme necessário, o que reduz a pressão e a ansiedade, em virtude da forma segmentada e focada das avaliações.