Antes de seu embarque às 15h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agenda uma série de compromissos no Palácio do Planalto. Nesta sexta-feira (28), ele inicia uma sequência de viagens internacionais, com Montevidéu, no Uruguai, sendo o primeiro destino. Às 9h, está prevista uma reunião com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, seguida por um encontro com Marcos Rogério, da Casa Civil, agendado para às 10h30.
A visita ao Uruguai representa o retorno do presidente às atividades internacionais, após um período concentrado em compromissos dentro do país. O foco em questões internas foi uma estratégia para reverter a queda na popularidade observada nas pesquisas recentes. Durante sua estada em Montevidéu, o presidente participará da posse de Yamandú Orsi, programada para a tarde de sábado. Ademais, pautas bilaterais relevantes serão discutidas, incluindo a gestão binacional do aeroporto de Rivera, a criação da hidrovia Uruguai-Brasil e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão.
No decorrer de março, Lula também terá outras obrigações internacionais, destacando sua participação na Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em Honduras. As agendas de viagens estão ainda previstas para o Japão e Vietnã, entre os dias 25 e 28. Estas atividades integram uma estratégia voltada para o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais com nações de diferentes continentes, ampliando assim a presença do Brasil no cenário global. No segundo semestre, o presidente deve se dirigir a Nova York em setembro para a Assembleia Geral das Nações Unidas, além de sua participação na Cúpula do G20 na África do Sul.