Os ministros Cárlos Fávaro, responsável pela Agricultura e Pecuária, e Alexandre Padilha, à frente da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, foram vistos usando bonés com a inscrição “O Brasil é dos brasileiros”. Essa cena ocorreu ao lado do senador Randolfe Rodrigues, líder do governo Lula no Congresso, antes da votação para a Mesa Diretora do Senado, no último sábado.
Alexandre Padilha, que se afastou de sua função para participar das eleições na Câmara dos Deputados, apareceu no Senado com um boné azul que trazia a referida frase. Outros ministros do governo Lula, Carlos Fávaro e Camilo Santana, que também se licenciaram para o processo de votação, fizeram o mesmo e compartilharam o look com o senador Randolfe Rodrigues.
Durante uma coletiva, Padilha elucidou o propósito por trás dos bonés, afirmando que a iniciativa foi uma resposta ao uso de peças semelhantes por apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Fico incomodado ao ver políticos prestando homenagens a bandeiras de outros países e usando bonés de presidentes estrangeiros. Por isso, nós, ministros do governo Lula que nos afastamos para votar, estamos aqui reafirmando que o Brasil é dos brasileiros, a soberania é do nosso país”, destacou Padilha.
O deputado-ministro mencionou que a ideia dos bonés foi elaborada em conjunto com a equipe de comunicação do governo, que está sob a direção do ministro Sidônio Palmeira. Ele revelou: “Tive a ideia, mas pedi ao Sidônio para pensar na frase. Fiquei incomodado com a situação”. Ele ainda elogiou o novo ministro da comunicação, ressaltando que “O Brasil é dos brasileiros” representa um sentimento de orgulho nacional.