7 junho 2025
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A Origem do Quadro Considerado a Primeira Obra-Prima da História

Em 1592, Caravaggio, um jovem pintor de 20 anos, chegou a Roma em busca de uma carreira nas artes, mas enfrentou dificuldades nos seus primeiros anos na cidade. Ele se deslocou entre ateliês e buscava sustento vendendo reproduções baratas de suas obras. Segundo relatos de um biógrafo da época, Caravaggio vendeu quadros que retratavam cenas cotidianas, incluindo um menino mordido por um lagarto e outro descascando uma pera. Uma dessas cenas se tornaria uma das mais famosas do artista e existe cerca de 10 cópias registradas. Recentemente, o especialista Gianni Papi anunciou a possível descoberta do original, que seria a pintura mais antiga conhecida do mestre barroco.

Com dimensões de 66 centímetros de altura por 51,5 de largura, a obra foi adquirida em 2024 por um colecionador durante um leilão no norte da Europa, sendo inicialmente classificada como uma “cópia de Caravaggio”. Após receber a pintura, o comprador permitiu estudos detalhados, durante os quais Papi utilizou radiografias e refletografia, levando-o a crer que o quadro foi pintado pelo próprio Caravaggio. O especialista sugere que a pintura pode ter sido criada antes da chegada do artista a Roma, servindo como um cartão de visita de sua habilidade.

A atribuição de obras a Caravaggio gera controvérsias, pois, embora cerca de 60 telas sejam creditadas a ele, apenas uma possui sua assinatura. Contudo, Papi argumenta que a obra em questão é autêntica, destacando a qualidade de preservação em elementos como a camisa e as mãos do menino. Um detalhe crucial para a atribuição é uma forma escura visível na radiografia, que Papi interpreta como um cão com o focinho voltado para cima, um possível remanescente de uma composição anterior. O cão poderia representar uma alegoria da felicidade, remetendo a uma ideia recorrente na obra de Caravaggio.

O especialista também notou que a tela foi reutilizada, e a presença de sombras em áreas como a camisa, embora pareçam forçadas, ajuda a reconhecer a origem das sombras que se repetem em futuras obras do artista. A análise dessas características fornece novas perspectivas sobre a técnica e a criação de Caravaggio.

Outra versão da obra conhecida, mas produzida em uma fase posterior, encontra-se no Palácio de Hampton Court, na Inglaterra, parte das coleções da realeza britânica. Se confirmada a autoria da pintura analisada por Papi, isso indicaria que Caravaggio reproduziu a imagem do menino com a pera por necessidade, justificando a existência de duas versões similares. Apesar de passados séculos, as obras do mestre barroco continuam cercadas de mistério.

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