Foi anunciada, no Dia da Mentira, a pré-candidatura do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do partido Republicanos, ao cargo de presidente da República nas eleições de 2026. A iniciativa é considerada um “teste” pela presidência do partido, que ainda não publicou nenhuma declaração oficial sobre a candidatura. O prefeito tem sido conhecido recentemente como o “prefeito tiktoker” devido à sua intensa atividade nas redes sociais, e sua candidatura foi lançada através de um vídeo publicado em 1º de abril, no qual declarou: “Queremos replicar no país todo esse crescimento que estamos conseguindo para Sorocaba”.
Conforme informações reveladas à mídia, o prefeito recebeu há algumas semanas um convite do PRTB, partido do ex-coach Pablo Marçal, para participar da corrida presidencial. Após dialogar com integrantes de diferentes partidos, ele anunciou ter tratado sua candidatura com os Republicanos, partido que é aliado do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Manga expressou que sua desistência da candidatura ocorreria somente se surgisse um cenário que permitisse a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível.
O prefeito defende que sua plataforma se baseia no fortalecimento das cidades, argumentando que a maior parte do poder está concentrada em Brasília, que distribui o orçamento aos estados e deixa as prefeituras em uma situação complicada. Ele salientou que “há muito tempo o Brasil não tem um prefeito cuidando da nação”.
A decisão de entrar na corrida presidencial foi motivada pelo recente anúncio do governo federal sobre o aumento de até 5% nos preços dos medicamentos, feito no dia 31 de março. Manga mencionou que a escolha de publicar a candidatura em 1º de abril, data associada a pegadinhas, foi meramente uma coincidência. No mesmo vídeo, anunciou a intenção de enviar um projeto de lei à Câmara Municipal que autoriza a prefeitura de Sorocaba a conceder incentivos fiscais às farmácias que optarem por não repassar o aumento de preços aos consumidores.