O governo dos Estados Unidos emitiu um aviso aos cidadãos norte-americanos que planejam passar o Carnaval no Brasil, recomendando que permaneçam atentos a questões de segurança. O documento sugere uma série de precauções a serem adotadas durante a festividade.
Entre as orientações, destaca-se a importância de evitar caminhadas solo, especialmente durante a noite. Além disso, recomenda-se que as janelas dos veículos estejam sempre fechadas ao transitarem pelas ruas. O uso de joias valiosas e a portagem de grandes quantias de dinheiro devem ser evitados. O comunicado ainda sugere que os visitantes mantenham distância de áreas consideradas perigosas, como as favelas, independentemente do contexto das celebrações e eventos de rua.
O texto também alerta para a possibilidade de furtos envolvendo drogas, onde criminosos se dirigem a turistas por meio de aplicativos de namoro ou em estabelecimentos de entretenimento. É aconselhado que os indivíduos não aceitem bebidas de desconhecidos para evitar serem drogados e roubados. Além de confiar em seus instintos, o aviso reforça a importância de priorizar a segurança pessoais e se deslocar em pares ou grupos.
Por fim, o documento acrescenta que, em situações de roubo, não se deve reagir fisicamente, pois os criminosos podem estar armados. A vida é considerada muito mais valiosa do que qualquer bem material, orientando assim os cidadãos a priorizarem sua segurança.