quarta-feira, fevereiro 5, 2025
HomeInternacionalAnálise de suposto gesto associado ao nazismo de Musk

Análise de suposto gesto associado ao nazismo de Musk

O Ministério Público da Alemanha iniciará uma investigação sobre uma projeção envolvendo Elon Musk, que supostamente exibia um gesto ligado ao nazismo, realizado na gigafábrica da Tesla em Grünheide. As imagens foram projetadas por grupos de ativistas, incluindo o Led By Donkeys e o Centro de Beleza Política.

Na projeção, Musk aparece com o braço erguido, com a frase “Heil Tesla”, uma alusão à famosa expressão “Heil Hitler”, utilizada por membros do regime nazista e seus apoiadores.

De acordo com a Deutsche Welle, uma investigação foi aberta nesta quinta-feira, 23, após as imagens se espalharem nas redes sociais, sem que a autenticidade delas fosse confirmada em investigações preliminares realizadas pela polícia, que conversou com os seguranças da fábrica.

Na mesma quinta-feira, um porta-voz da polícia mencionou a “suspeita inicial de uso de símbolos de organizações inconstitucionais”. Isso se deve ao fato de que a Alemanha proíbe quaisquer manifestações que remetam ao regime nazista, responsável pela morte de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O grupo Led By Donkeys publicou na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, um vídeo de cinco minutos com momentos de Musk durante a posse do ex-presidente americano Donald Trump, afirmando: “O homem mais rico do mundo, Elon Musk, está promovendo a extrema direita na Europa. Não compre um Tesla”.

Durante a posse de Trump, Musk foi alvo de críticas por ter realizado um gesto semelhante à saudação nazista diante de uma plateia de 20 mil pessoas. Ele foi visto repetidamente batendo no peito com a mão direita e levantando o braço em um ângulo, com a palma voltada para baixo.

Apesar da onda de indignação nas redes sociais, a Liga Antidifamação (ADL), que combate o antissemitismo, divulgou um comunicado tentando apaziguar os ânimos. “Parece que Elon Musk fez um gesto inusitado em um momento de empolgação, não uma saudação nazista, mas compreendemos que as pessoas estejam inquietas. Neste momento, todos os lados devem se conceder um pouco de compreensão, talvez até o benefício da dúvida, e respirar fundo. Este é um novo começo. Vamos torcer pela cura e buscar a unidade nos próximos meses e anos”, disse a liga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!