Das 2.048 instituições de ensino superior avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2023, apenas 66 alcançaram a nota máxima de 5, o que representa 3,2% do total. As informações foram divulgadas em uma transmissão ao vivo organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Dentre as 66 instituições que obtiveram a nota máxima, 33 são de caráter público e 33 são privadas. A maior concentração dessas instituições está no estado de São Paulo, que abriga 19 delas. Outras faculdades que se destacaram na avaliação incluem 10 no Rio de Janeiro, 9 em Minas Gerais, 8 no Rio Grande do Sul, 4 no Espírito Santo, 3 no Paraná, 2 na Bahia, 2 no Ceará, 2 no Distrito Federal, 2 em Pernambuco, 2 em Santa Catarina, 1 em Goiás, 1 no Maranhão e 1 no Rio Grande do Norte.
Além disso, 482 faculdades foram classificadas com a nota 4. A avaliação do MEC considera satisfatórias as instituições que obtêm notas 4 e 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é calculado com base no desempenho dos alunos no Enade, na qualificação dos docentes e na qualidade dos recursos didáticos e pedagógicos.
Os interessados podem consultar as notas atribuídas às instituições avaliadas através do site do Inep.