sábado, fevereiro 1, 2025
HomeInternacionalApós SP e RJ, icônico festival de lanternas chega a outros estados

Após SP e RJ, icônico festival de lanternas chega a outros estados

#FestivalDeLanternas #CulturaCoreana #Brasília #KPop #AnoNovoCoreano

O tradicional Festival Jinju Namgang Yudeung, que ocorre anualmente em Jinju, na Coreia do Sul, trará suas icônicas lanternas flutuantes para Brasília a partir dessa sexta-feira, 24, após passagens bem-sucedidas pelo Rio de Janeiro e São Paulo. A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas” promete uma imersão na vibrante cultura sul-coreana, que conquista cada vez mais espaço entre o público brasileiro, especialmente entre os aficionados por K-pop e doramas.

Com mais de 1.200 lanternas de seda em diversas cores e formatos, a exposição celebra uma tradição que remonta à Guerra Imjin (1592-1598), quando as lanternas eram utilizadas como estratégia de defesa e, posteriormente, como tributo aos heróis da batalha. Em Brasília, os visitantes poderão explorar túneis ornamentados por lanternas, além de interagir com exposições multimídia que mostram a fusão entre o antigo e o contemporâneo.

Além de seu valor histórico, a mostra reflete a crescente popularidade da cultura coreana no Brasil. Atualmente, o país é tomado por uma verdadeira onda de K-pop, doramas e tradições como o Hanbok, traje típico que estará à disposição para os visitantes experimentarem, juntamente com a oportunidade de conhecer Hamo, a alegre lontra mascote da cidade de Jinju, que mede 3 metros de altura. O Festival Jinju Namgang Yudeung é reconhecido pelo governo da Coreia do Sul como um dos mais importantes eventos culturais do país, atraindo todos os anos mais de 2 milhões de visitantes. A exposição brasileira é uma realização do Centro Cultural Coreano no Brasil em parceria com a Prefeitura de Jinju, e sua curadoria está sob responsabilidade de uma jornalista.

Os visitantes poderão conferir a mostra no Shopping Pátio Brasil, localizado na Asa Sul, que estará aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h. O ingresso custa R$ 16 (inteira) e pode ser adquirido no local ou online.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!