21 fevereiro 2025
HomeInternacionalAprovação de Trump atinge 45%, revelam novas pesquisas

Aprovação de Trump atinge 45%, revelam novas pesquisas

O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está próximo de 45% segundo três novas pesquisas divulgadas recentemente. A pesquisa da Gallup revelou que 45% dos adultos nos EUA aprovam a gestão de Trump, enquanto 51% manifestam desaprovação. Já a pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos indica que 44% dos adultos aprovam o presidente. Por outro lado, um levantamento da Universidade Quinnipiac mostra que 45% dos eleitores registrados dão apoio a Trump, contra 49% que não aprovam seu desempenho. Esses estudos, realizados no início e meio de fevereiro, demonstram que a taxa de aprovação de Trump sofreu poucas mudanças em relação às pesquisas realizadas no final de janeiro. No entanto, houve um aumento no número de pessoas que desaprovam seu governo: 3 pontos percentuais segundo Gallup, 5 pontos na pesquisa Reuters/Ipsos e 6 pontos pela Quinnipiac.

A análise da Gallup destacou que o índice de aprovação de Trump está 15 pontos abaixo da média histórica dos presidentes eleitos em meados de fevereiro desde 1953. No entanto, esse índice é cinco pontos mais alto do que o registrado em fevereiro durante seu primeiro mandato. Além disso, o presidente deve se encontrar com o líder francês, Emmanuel Macron, nos EUA na próxima semana.

A pesquisa revelou que o índice geral de aprovação de Trump está relacionado à forma como ele tem lidado com questões de imigração, nas quais 46% dos entrevistados aprovam sua atuação, e em relações exteriores, com 44% de aprovação. No entanto, sua avaliação foi um pouco inferior em áreas como economia e comércio exterior, ambas com 42% de aprovação, além de 40% para a situação na Ucrânia e para questões no Oriente Médio. Ademais, a pesquisa da Quinnipiac apontou que apenas 38% dos eleitores registrados acreditam que o sistema entre os poderes executivo, legislativo e judiciário do governo federal está funcionando adequadamente; 54% acreditam que não está ou que não funciona bem.

A pesquisa da Gallup foi realizada entre os dias 3 e 16 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas ao vivo com 1.004 adultos nos EUA, apresentando uma margem de erro de +/- 4 pontos percentuais. A pesquisa da Reuters/Ipsos aconteceu entre 13 e 18 de fevereiro, utilizando um painel online representativo com 4.145 adultos, com uma margem de erro de +/- 2 pontos percentuais. Por fim, a pesquisa da Quinnipiac foi feita entre 13 e 17 de fevereiro, com 1.039 eleitores registrados, também com uma margem de erro de +/- 3 pontos percentuais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!