O mercado automotivo brasileiro tem experimentado uma transformação significativa nos últimos anos. O segmento de carros populares, que priorizava o preço sobre a qualidade, está em declínio, enquanto os modelos hatch e sedãs perdem espaço. Os utilitários esportivos, ou SUVs, estão dominando o cenário, representando atualmente mais da metade dos emplacamentos no país, refletindo uma tendência que é global.
Para explorar essa tendência, as montadoras estão investindo na criação de SUVs compactos, que oferecem uma alternativa às versões maiores e mais caras. Um dos lançamentos mais aguardados é o Tera, da Volkswagen, que foi projetado com foco no mercado brasileiro, mas com a visão de atingir consumidores em outros países da América Latina e na África. O Tera incorpora um sistema de inteligência artificial inédito, desenvolvido pela primeira vez por uma montadora brasileira. A empresa espera que o Tera alcance vendas expressivas, comparáveis às do icônico Fusca e do Gol, que juntos venderam milhões de unidades. A expectativa é respaldada pelo sucesso do T-Cross, que já ultrapassou 500 mil unidades vendidas desde seu lançamento.
A principal concorrência do Tera será com o Pulse, da Fiat, e o Kardian, da Renault. O Pulse, lançado em 2021, é o primeiro SUV da Fiat, enquanto o Kardian é a nova versão do popular Sandero. Apesar de serem equipados com tecnologias avançadas, o Kardian não alcançou as vendas do Pulse, que teve um desempenho superior. Tanto o Pulse quanto o Kardian focam em tecnologias conectadas, funções de segurança e motores turbo, que proporcionam melhor desempenho e agilidade no tráfego urbano.
No próximo ano, o Avenger, o menor modelo da Jeep até o momento, será lançado, competindo diretamente nesse mercado. Já disponível na Europa, o Avenger está em busca de destaque no ranking de vendas, tendo ficado em segundo lugar, atrás do Fiat Panda, um compacto que também passou por uma recente reformulação.
Essa competição ilustra como as categorias do mercado automotivo se adaptam com o tempo. Há três décadas, os SUVs eram vistos principalmente como veículos voltados para o campo. Contudo, a aceitação deles por consumidores urbanos tem crescido. Esses veículos oferecem uma sensação de segurança, sendo mais altos e robustos, e atraem aqueles que valorizam o status associado a dirigi-los. Os SUVs compactos estão se beneficiando dessa tendência de popularização.