O ministro da Previdência, Carlos Lupi, deverá prestar esclarecimentos aos parlamentares nesta terça-feira, 29, durante a reunião da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados. Originalmente, uma audiência pública com o ministro estava programada para ocorrer na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado, mas foi adiada para 7 de maio.
Na Câmara, o foco da discussão será a estratégia e os planos do ministério para os próximos anos, embora as denúncias relacionadas a desvios no pagamento de aposentadorias possam dominar o debate. Lupi comparecerá à reunião para responder às acusações que têm sido direcionadas a ele.
Em resposta a uma reportagem da TV Globo, em que foi afirmado que ele teria sido alertado sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em junho de 2023 e não teria tomado medidas rápidas, Lupi se defendeu, afirmando que não se omitiu e que procurou agir diante da situação.