A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na noite deste sábado (25) no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG), trazendo um grupo de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos. No total, foram repatriados 88 brasileiros, dos quais quatro desembarcaram em Manaus.
A Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, encontra-se no aeroporto para receber os repatriados. O grupo, que partiu de Alexandria, nos EUA, tinha a chegada ao Brasil programada para a noite da última sexta-feira (20), mas acabou passando a noite no Aeroporto de Manaus. De acordo com informações obtidas, a aeronave fez uma parada em Manaus apenas para reabastecimento. No entanto, durante este processo, surgiram problemas técnicos com o ar condicionado, o que gerou certo tumulto entre os passageiros.
A tripulação determinou que a situação enfrentada inviabilizava a continuidade do voo para Belo Horizonte, resultando no cancelamento da viagem. Na manhã deste sábado (20), o Governo Federal fez um pedido de apoio à FAB para a realização do transporte. A FAB disponibilizou profissionais de saúde para acompanhar os deportados ao longo do trajeto até sua destinação final.