Sete pessoas que estavam na praia foram atacadas por um grupo de peixe-espada na última segunda-feira (20), na Praia do Remanso, em Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Conforme informações da prefeitura local, o serviço de resgate foi acionado por volta das 18h50 para prestar socorro aos banhistas – que incluíam jovens e adolescentes – que apresentavam cortes nas pernas e pés, variando de 6 a 8 centímetros.
Fotos enviadas mostram os envolvidos logo após o ataque. As vítimas foram encaminhadas para o Pronto-Socorro de Rio das Ostras, onde receberam atendimento e tiveram os ferimentos suturados. A administração da cidade informou que todos foram liberados e que não houve registros de ferimentos graves. Uma equipe da Defesa Civil visitou a unidade de saúde para documentar o ocorrido e enviou imagens e um relatório a biólogos especializados.
De acordo com o biólogo marinho Alex Ribeiro, o peixe-espada normalmente não apresenta comportamentos agressivos em relação a humanos. No entanto, esse tipo de ataque pode ocorrer durante o período de reprodução, especialmente quando há disputas territoriais entre os machos. “Nesta época do ano, a presença de banhistas no mar é maior. Pode ter sido um incidente isolado, em que as pessoas se encontraram em uma área onde os peixes estavam em um momento de alta atividade biológica.”