segunda-feira, fevereiro 3, 2025
HomeTecnologiaBEBÊ TUBARÃO SURGE DE MANEIRA MISTERIOSA EM AQUÁRIO EXCLUSIVO PARA FÊMEAS

BEBÊ TUBARÃO SURGE DE MANEIRA MISTERIOSA EM AQUÁRIO EXCLUSIVO PARA FÊMEAS

A recente eclosão de um filhote de tubarão-swell em um aquário localizado na Louisiana, Estados Unidos, gerou grande interesse. O aquário, onde o evento ocorreu, confirmou que o filhote, nomeado Yoko, nasceu no início de janeiro a partir de um ovo encontrado em um tanque que abrigava apenas duas fêmeas, sem a presença de machos. De acordo com informações do aquário, as fêmeas responsáveis pela postura do ovo não tiveram contato com machos nos últimos três anos.

Diante do cenário de ausência de tubarões machos, duas possíveis explicações foram propostas para a eclosão do ovo. A primeira é a partenogênese, um modo de reprodução assexuada em que um embrião se desenvolve a partir de um óvulo sem sua fertilização. A segunda é a fertilização tardia, que ocorre quando o ovo é fertilizado muito tempo após o acasalamento inicial.

Um especialista em biologia de tubarões, do Laboratório Pritzker de Sistemática Molecular e Evolução, comentou que a partenogênese já foi observada em várias espécies de tubarões, como o tubarão-zebra e o tubarão-bambu-de-manchas-brancas, e também foi relatada em algumas espécies de raias. Este fenômeno é mais comum em situações nas quais as fêmeas estão isoladas dos machos, embora existam registros de fêmeas dando à luz por essa via mesmo na presença de machos.

A capacidade de reprodução dos tubarões revela uma notável adaptabilidade. A pesquisa também indica que ainda há muitas lacunas no conhecimento sobre a duração do armazenamento de esperma por parte das fêmeas de tubarões, sendo que em uma espécie específica foi identificado que uma fêmea conseguiu armazenar esperma por no mínimo 45 meses.

O aquário local manifestou a intenção de realizar testes genéticos no filhote Yoko quando ele atingir a idade adequada, para esclarecer a natureza do seu nascimento. A importância desse evento foi ressaltada por um representante do aquário, que declarou a expectativa em confirmar se o caso se tratou de partenogênese ou fertilização tardia, evidenciando tanto a resiliência da espécie quanto a capacidade da vida em encontrar seu caminho em circunstâncias inusitadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!