A personagem Tieta, famosa na obra de Jorge Amado, foi tributada durante o desfile da marca Misci realizado na noite de quinta-feira (24), na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. A atriz Betty Faria, de 83 anos, que interpretou a protagonista na adaptação televisiva, esteve presente na passarela ao lado de Airon Martin, que ocupa o cargo de diretor criativo da marca.
O evento contou com a presença de diversas convidadas notáveis na primeira fila, incluindo Mariana Ximenes, Sasha Meneghel, Gkay e Luciana Gimenez. As convidadas optaram por roupas em tons terrosos e monocromáticos, além de peças que seguem a tendência corpcore, que combina trajes funcionais, utilizados para atividades ao ar livre, com uma estética urbana e cotidiana.
O enredo de “Tieta” foi inicialmente transmitido entre 1989 e 1990 e se tornou uma das produções mais assistidas da televisão brasileira. A trama acompanha Tieta, interpretada por Claudia Ohana na primeira fase, que é expulsa de sua cidade natal por seu pai, Zé Esteves, que não aprova seu comportamento liberal, influenciado pelas intrigas de sua irmã, Perpétua. Com o passar de 25 anos, a protagonista, agora interpretada por Betty Faria, retorna a Santana no Agreste, após ter se tornado rica e determinada a se vingar de todos que a maltrataram. Sua volta causa ainda mais alvoroço na família, principalmente pela relação que estabelece com seu sobrinho, Ricardo, filho de sua irmã traidora. Além das intrigas familiares, a cidade se depara com a instalação de uma fábrica de dióxido de titânio, o que trará desenvolvimento, mas também causará impactos ambientais na região. A novela está sendo reexibida na Globo pela programação Vale a Pena Ver de Novo.