Beyoncé é considerada a artista mais esperada na cerimônia do Grammy deste ano, que ocorrerá em Los Angeles neste domingo (2). O evento tem como objetivo celebrar os melhores na indústria musical enquanto também destaca os recentes incêndios florestais que afetaram a área.
A artista disputará o prêmio de Álbum do Ano com seu disco country intitulado “Cowboy Carter”. Apesar de já ter sido premiada com 32 Grammys, Beyoncé ainda não conquistou o prêmio de Melhor Álbum, um feito que permanece inédito em sua carreira.
Entre os concorrentes a este prêmio estão Taylor Swift com “The Tortured Poets Department” e Billie Eilish com “Hit Me Hard and Soft”. A cerimônia acontecerá às 22h, horário de Brasília, na Crypto.com Arena, e será transmitida ao vivo pela CBS.
O comediante Trevor Noah foi escolhido novamente como apresentador da premiação, que terá um formato que combina a entrega de prêmios com uma arrecadação de fundos destinada a músicos e outras pessoas impactadas pelos incêndios florestais na Califórnia. Muitos profissionais da música perderam suas casas devido a esta tragédia.
Paul Grein, editor da Billboard, comentou sobre a situação: “Ainda que seja complicado, acredito que a recuperação é possível”. Com os incêndios controlados, a expectativa é de que os artistas possam se reunir para expressar sua gratidão e alívio.
Billie Eilish e os indicados a Melhor Novo Artista, como Chappell Roan, Sabrina Carpenter, Benson Boone e Teddy Swims, estão na lista dos que se apresentarão na cerimônia. Um tributo a Quincy Jones, renomado produtor musical falecido em novembro, também faz parte do evento.
No Grammy do ano anterior, Jay-Z, esposo de Beyoncé, levantou críticas sobre a falta de reconhecimento aos artistas negros, incluindo a própria Beyoncé. A escolha dos vencedores é feita por cerca de 13.000 membros da Academia Nacional de Artes e Ciências de Gravação.
Jay-Z destacou durante sua fala: “Ela tem mais Grammys do que qualquer outra pessoa e nunca ganhou Álbum do Ano. Com base nesses dados, é evidente que algo está errado.”
O disco “Cowboy Carter” tem sido visto como uma importante representação do legado muitas vezes esquecido de artistas negros na música country e fez história ao ser o primeiro álbum de uma mulher negra a alcançar a primeira posição na Billboard Top Country Albums.
Contudo, a gravação foi ignorada pelos votantes do Country Music Awards em setembro. Se confirmada, esta será a quinta indicação de Beyoncé na categoria Álbum do Ano. Taylor Swift já venceu essa categoria quatro vezes, tendo faturado o prêmio no ano passado com “Midnights”.
Beyoncé detém o maior número de indicações deste ano, totalizando 11, enquanto Billie Eilish, Charli XCX, Kendrick Lamar e Post Malone receberam sete cada um. Taylor Swift conta com seis indicações e terá um papel ativo durante a premiação.
As outras nomeações de Beyoncé incluem Disco e Música do Ano pelo single “Texas Hold ‘Em”. Os concorrentes pela canção do ano são Eilish com “Birds of a Feather”, Carpenter com “Please Please Please” e Roan com “Good Luck, Babe!”. Na categoria Disco do Ano, os indicados incluem “Espresso”, de Carpenter, e “Fortnight”, um dueto de Swift com Post Malone.