O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou um investimento financeiro de 7,3 bilhões de reais destinado à concessionária EcoRioMinas. Os recursos serão utilizados no aprimoramento de três rodovias federais: BR-116, BR-465 e BR-493, que ligam a região metropolitana do Rio de Janeiro a Governador Valadares, em Minas Gerais. Este projeto foi considerado estratégico para o setor viário e faz parte do Novo PAC do governo federal.
Dentre o montante total, 663,4 milhões de reais serão alocados através da linha de crédito Finem, que é destinada a financiar projetos de investimento. O restante, equivalente a 6,6 bilhões de reais, será obtido por meio de debêntures cuja emissão foi coordenada pelo BNDES, em colaboração com os bancos BTG Pactual e Bradesco.
A EcoRioMinas, que venceu um leilão realizado em maio de 2022, se comprometeu a investir até 15 bilhões de reais nas rodovias até o ano de 2030. De acordo com o BNDES, as obras irão gerar mais de 24.000 empregos diretos e indiretos, beneficiando aproximadamente 36 municípios nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O projeto contempla diversas melhorias, incluindo a aquisição de novos equipamentos, sistemas e veículos. Além disso, será realizada a duplicação de 303,2 km de vias, juntamente com a construção de mais de 255 km de faixas adicionais em segmentos de subidas e regiões com trânsito intenso de veículos pesados. Também está prevista a criação de vias marginais, somando 85 km, visando a redução de congestionamentos em trechos críticos, como na Serra Rio-Teresópolis.