O governo do Canadá anunciou a abertura das inscrições para o Programa de Futuros Líderes nas Américas (ELAP), que oferece bolsas de estudos para jovens provenientes da América Latina e do Caribe. Estudantes brasileiros que estejam cursando graduação, mestrado ou doutorado e tenham interesse em realizar um intercâmbio de quatro a seis meses em uma instituição canadense poderão se inscrever no ELAP até o dia 18 de março.
As bolsas oferecidas cobrem diferentes valores, que variam conforme o nível de ensino do bolsista. Para os estudantes de graduação e pós-graduação que optarem por um intercâmbio de quatro meses, o auxílio financeiro é de C$ 8.200, aproximadamente R$ 33.781,54. Já os pós-graduandos que desejarem realizar um intercâmbio de cinco a seis meses receberão um valor de C$ 11.100, cerca de R$ 45.728,67. Esses recursos podem ser utilizados para cobrir despesas como taxas de visto, passagens aéreas, seguro saúde, alojamento, alimentação, transporte e materiais acadêmicos.
Para efetuar a inscrição no ELAP, o candidato deve contar com a assistência do coordenador do curso no Brasil. O primeiro passo é criar uma conta no portal My EduCanada, preenchendo as informações solicitadas e seguindo as orientações disponíveis. Os critérios de avaliação das candidaturas incluem a relevância da pesquisa ou estudo a ser realizado no Canadá, o impacto positivo para a instituição de origem e para os colegas de estudo, bem como o benefício proporcionado à instituição canadense.
Os resultados das bolsas serão divulgados na primavera canadense, que ocorre entre março e junho. Os alunos selecionados poderão viajar para o Canadá a partir de 1º de agosto de 2025, para o semestre de outono, e até 1º de fevereiro de 2026, para o semestre de inverno ou primavera.