A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ofereceu um total de 130 bolsas de extensão para alunos do curso de licenciatura, permitindo que atuem no ensino médio de instituições públicas na região do interior paulista. Esta ação, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), foi desenvolvida em colaboração com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O programa oferece uma bolsa no valor de R$ 2.100 aos estudantes selecionados, visando valorizar a formação de futuros educadores e estimular a permanência dos alunos na universidade.
O programa tem uma duração prevista de dois anos e os alunos que foram selecionados estão distribuídos em nove cidades que abrigam campi da Unesp: Araraquara, Assis, Bauru, Franca, Ilha Solteira, Rio Claro, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. As atividades começaram no mês de março. Durante o período de extensão, os estudantes estarão envolvidos em aulas de diversas disciplinas, incluindo artes, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. Os alunos também ajudarão na rotina escolar, dando suporte aos professores dentro da sala de aula.
O processo de aprendizado nas escolas contará com o suporte de um orientador e um mentor. O orientador será um professor da Unesp, responsável por monitorar e avaliar o desempenho do aluno durante sua experiência na escola. Por sua vez, o mentor será um docente da educação básica, encarregado da supervisão, acompanhamento e desenvolvimento das atividades do estudante em formação. Estes dois profissionais colaborarão para guiar os licenciados nesse processo, que terá uma carga horária total de 30 horas semanais, das quais 25 horas se destinam à atuação direta na escola e 5 horas são reservadas para orientação com o professor da Unesp.