As bolsas europeias registram alta na manhã desta quinta-feira, 6 de outubro, à medida que investidores reagem a balanços positivos e aguardam uma nova redução nas taxas de juros pelo Banco da Inglaterra (BoE). Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,71%, atingindo 542,33 pontos. O destaque da temporada de balanços foi a Maersk, cujas ações se valorizaram 10,3% em Copenhague, após a empresa dinamarquesa de transporte marítimo reportar resultados de lucro e receita que superaram as expectativas para o quarto trimestre do ano anterior.
Além disso, os resultados financeiros do banco francês Société Générale, que subiu 9,1% em Paris, e da companhia siderúrgica ArcelorMittal, que registrou uma alta de 4,6% em Amsterdã, também foram bem recebidos pelo mercado. Durante a manhã, o foco se volta para a decisão de política monetária do BoE, que, segundo analistas, deverá reduzir a taxa de juros em 25 pontos-base, após mantê-la fixa em dezembro. Antes desse anúncio, a Eurostat divulgará uma atualização sobre as vendas no varejo da zona do euro. Recentemente, as encomendas à indústria alemã surpreenderam, apresentando um crescimento superior ao esperado em dezembro.
Às 6h47 (horário de Brasília), a bolsa de Londres avançava 1,07%, enquanto a de Paris tinha alta de 0,69% e Frankfurt ganhava 0,90%. As bolsas de Milão, Madri e Lisboa também registravam aumentos de 0,74%, 0,72% e 0,69%, respectivamente.