Neste domingo, 6, um ato político está programado para ocorrer na Avenida Paulista, em São Paulo, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Esta manifestação marca a primeira demonstração pública desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia apresentada contra Bolsonaro e mais sete de seus aliados, que agora são considerados réus em um processo relacionado a uma tentativa de golpe de Estado.
A Procuradoria-Geral da República denunciou os envolvidos por cinco crimes, entre os quais se incluem a tentativa de golpe de Estado, a abolição violenta do Estado Democrático de Direito e a formação de uma organização criminosa armada. Caso sejam considerados culpados, as penas somadas podem ultrapassar 30 anos de detenção.
O evento contará com a participação de diversos governadores que são aliados de Bolsonaro, incluindo Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Wilson Lima (União Brasil-AM), Ratinho Junior (PSD-PR) e Mauro Mendes (PL-MT). Estes governadores se reuniram previamente com o ex-presidente antes do início da manifestação.