O ex-presidente Jair Bolsonaro elogiou a atuação da bancada de congressistas da oposição, destacando a estratégia de criticar a pauta econômica do governo Lula a fim de gerar desgaste. Em uma mensagem divulgada via WhatsApp, Bolsonaro expressou sua satisfação com a abordagem da bancada, afirmando que os temas de costumes já estão intrinsecamente ligados à identidade do movimento.
Na comunicação, o ex-presidente enfatizou que os princípios que caracterizam a direita incluem a promoção da liberdade econômica, religiosa e a defesa da democracia. Ele listou, entre as marcas da direita, a redução de impostos, a liberdade em expressões econômicas e religiosas, o uso da ferramenta financeira Pix, uma política externa assertiva, o direito legítimo de defesa, a proteção da propriedade privada e a ênfase na defesa da democracia e da família.
Em um contexto relacionado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou em janeiro uma determinação que ampliava a fiscalização sobre transações financeiras, incluindo o uso do Pix. Essa decisão foi tomada após a circulação de desinformação nas redes sociais a respeito de uma suposta taxação do sistema financeiro. Lula, em resposta às alegações, gravou um vídeo para desmentir as informações, mas essa ação não teve o impacto desejado. Assim, diante da repercussão negativa, o governo considerou necessário reverter a decisão anterior.