Um grupo de 158 indivíduos deportados, entre os quais 88 brasileiros, passou a noite em um espaço do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após a interrupção do voo que os levaria a Belo Horizonte. Inicialmente, a chegada dos deportados estava prevista para ocorrer às 20h de sexta-feira (24) no Aeroporto de Confins, na capital de Minas Gerais, onde receberiam atendimento e formalizariam sua entrada no país. No entanto, problemas técnicos na aeronave da companhia GlobalX resultaram no cancelamento da última parte da viagem, que iria de Manaus a BH.
De acordo com informações coletadas, o avião tinha como finalidade apenas reabastecer em Manaus. Entretanto, durante esse processo, surgiram problemas no sistema de ar condicionado. O aumento da temperatura na cabine gerou desconforto e reclamações entre os passageiros, resultando em um princípio de tumulto. Como a aeronave estava passando por manutenção, as escadas de emergência foram acionadas. A equipe de bordo avaliou que a situação não permitia a continuidade do voo para Belo Horizonte, levando ao cancelamento da viagem.
Na madrugada deste sábado (25), a superintendência da Polícia Federal em Manaus anunciou que as autoridades dos Estados Unidos enviarão um novo avião para assegurar o transporte dos deportados até a capital mineira, onde serão recepcionados pelas autoridades aduaneiras. A expectativa é que a aeronave chegue em Manaus no início da tarde, permitindo a realização da parte final da jornada até Belo Horizonte.
Enquanto aguardam a conclusão do processo de deportação, os passageiros receberão apoio da prefeitura de Manaus para suas necessidades básicas. A administração municipal informou que enviou colchões e galões de água para prestar assistência a esses indivíduos. Uma empresa responsável pelo fornecimento de água para a cidade foi contatada, assim como diversas áreas da prefeitura. A superintendência da PF em Manaus e membros da prefeitura estão em constante comunicação. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil ainda não se pronunciou sobre o incidente.