O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, anunciou no último sábado (22) o início de sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. Por meio de suas redes sociais, Caiado compartilhou que o evento de lançamento ocorrerá no Centro de Convenções de Salvador, marcado para o dia 4 de abril, às 9h. O governador destacou seu compromisso em trabalhar por um país mais justo, próspero, seguro e forte.
Caiado possui experiência política, tendo sido governador de Goiás por dois mandatos e também tendo concorrido à presidência nas eleições de 1989, onde obteve 488.893 votos, equivalentes a 0,72% do total, não se classificando para o segundo turno, que foi vencido por Fernando Collor. O governador tem reiterado sua intenção em participar da eleição presidencial de 2026. Em uma declaração anterior, ele expressou que acredita ser viável ser o candidato da direita independentemente do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O relacionamento entre Caiado e Bolsonaro, que antes era de aliança, tem se distanciado desde que Bolsonaro deixou a presidência. Durante as eleições municipais de 2024, houve divergências entre os dois sobre os apoios a candidatos para a Prefeitura de Goiânia. Caiado apoiou Sandro Mabel, que venceu a eleição, enquanto Bolsonaro deu suporte à candidatura de Fred Rodrigues, que foi derrotado no segundo turno.