O corpo do Papa Francisco será trasladado para a Basílica de São Pedro na manhã de quarta-feira, a partir das 9h (horário local) e 4h no horário de Brasília, conforme comunicado oficial do Vaticano. O falecido papa está atualmente em um caixão na capela da residência Santa Marta, onde viveu durante os 12 anos de seu papado. A Santa Sé anunciou que o funeral ocorrerá no próximo sábado, dia 26, na Basílica de São Pedro, com início às 10h (5h em Brasília).
Os cardeais brasileiros estão se organizando para permanecer em Roma por um período prolongado. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou a intenção de comparecer ao funeral, de acordo com informações de fontes próximas. Os desafios que o próximo papa enfrentará na Igreja Católica também estão sendo discutidos entre os líderes da Igreja.
Na terça-feira, os cardeais se reuniram para definir a data e os pormenores do funeral do Papa Francisco, conforme informações do Vaticano. Todos os membros do Colégio Cardinalício global são convidados a se reunir em Roma e participar das sessões diárias da Congregação Geral, de acordo com a Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”. Para a escolha do novo papa, os cardeais elegíveis, que são altos funcionários da Igreja nomeados pelo pontífice, se reunirão em um conclave. Atualmente, existem 136 cardeais elegíveis, porém, apenas 120 podem participar. A primeira decisão que os cardeais devem tomar diz respeito à data do funeral, seguida pela definição do início do conclave.
O Papa Francisco, cujo nome de nascimento é Jorge Mario Bergoglio, assumiu o papado em março de 2013. Ele fez história sendo o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar a posição. O pontífice faleceu em decorrência de um AVC e uma falência cardíaca irreversível, conforme atestado assinado pelo médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, divulgado na segunda-feira, dia 21, aos 88 anos de idade. O corpo do papa deveria ser colocado em um caixão ainda na segunda-feira. O velório do líder da Igreja Católica terá início na manhã de quarta-feira, aberto ao público. O atestado de óbito menciona que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã da segunda-feira.